domingo, 27 de junho de 2010

Bloomsday 2010



Caraca, eu super demorei pra postar sobre isso, né? Er.. Feira de cultura da escola e pans.. Anyway, eu estou postando agora algumas imagens tiradas no Bloomsday 2010 - do qual tivemos a ilustre participação do nosso querido professor de teatro, Jonathan -. Grande parte das minhas imagens fazem parte da obra "Alicinações" de Adriana Peliane - que por sua vez, está muito bem elaborada, viajei super nas imagens - Confiram:

                               
Bom, eu peço desculpa pela qualidade das fotos. Não dá pra fazer algo realmente bom com o Matheus por perto. ¬¬  Mas, para o caso de você não saber o que é o bendito Bloomsday, eu vou continuar mantendo a tradição de sempre informar em meus posts:
Bloomsday é um feriado comemorado em 16 de junho na Irlanda em homenagem ao livro Ulisses, de James Joyce. É o único feriado em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a Bíblia.
O Bloomsday é comemorado na Irlanda e pelos amantes da literatura com diversos eventos oficiais e não oficiais. Também é comemorado todos os anos em vários lugares e em várias línguas. Em comum entre os muitos dedicados entusiastas e simpatizantes envolvidos nestas comemorações há o esforço por relembrar os acontecimentos vividos pelos personagens de Ulisses pelas dezenove ruas da cidade de Dublin.
Ulisses relata a odisséia do personagem Leopold Bloom durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904 e é considerada um dos marcos da literatura contemporânea ocidental.
Há certa controvérsia sobre quando o Bloomsday começou a ser de fato comemorado. Alguns especialistas indicam 1925, três anos após o lançamento do livro, outros que foi na década de 1940, logo após a morte de James Joyce, enquanto a hipótese mais aceita indica que foi em 1954, na data do quinquagésimo aniversário do dia retratado em Ulisses.
Hoje o Bloomsday é uma efeméride inserida no calendário cultural de vários países que não é nem um pouco restrita ao círculo dos leitores das cerca de 900 páginas da obra Ulisses. É uma festa que pode acontecer em qualquer lugar onde se leia ou se discuta James Joyce e o Ulisses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário